Atividades com as cores



I. Significado das cores
A influência da cor depende da sua vibração e da oitava a qual ela pertence. Quanto mais refinado e puro o meio que elas cruzam, mais clara e brilhante elas são; e o resultado de sua influência melhor tanto no organismo, quanto no aspecto psíquico. Isso é porque sua manifestação em diferentes meios é diferente e por isso seu significado é diferente. As cores possuem uma manifestação mais elevada e mais baixa depende de você que cor atrairá na sua aura – a mais elevada ou a mais baixa. O Mestre diz: “Quando alguém tem idéias elevadas na vida, quando ele quer viver por Deus, então ele atrai as cores mais elevedas e elas podem operar uma influência benéfica sobre o seu desenvolvimento”.
Por exemplo sob influência do vermelho uma pessoa é penetrada pela vida Divina, mas se ela é egoísta e serve apenas seus próprios propósitos, a vida Divina que o vermelho traz não pode passar através dela. Egoísmo é a maior barreira para a manifestação da vida divina no homem. Lá está a chave para cura com raios de cores e seu uso como um instrumento para o desenvolvimento espiritual. Se alguém tenta curar-se com a ajuda das cores sem criar dentro de si condições favoráveis para atrair cores elevadas que são as únicas que tem efeito de cura, não se consegue nenhum resultado importante.
Em primeiro lugar ele tem que predispor o espírito dele para se tornar um veículo bom para as vibrações mais altas de raios de cor e poder trabalhar vantajosamente com eles; a mesma lei é operar com assimilação e processamento da energia solar no mundo orgânico.
Aqui estão algumas qualidades essenciais das cores:
O vermelho traz consolo, vigor, vitória, e força para superar as dificuldades. A cor vermelha é a manifestação do mundo elevado. É o emblema da vida na sua manifestação inicial, que tem sua origem no amor. É por isso que a cor vermelha sempre traz força revigorante. Na sua pura realização é tão bonita e delicada que alguém poderia adquirir as vibrações intensivas da vida elevada somente a tocando. Mas a cor vermelha desce gradualmente de uma oitava a outra se torna desagradável. No mundo material causa um efeito irritante sobre as pessoas. No campo físico a cor vermelha traz energia mas isso fortalece os instintos destrutivos e de combate. É por isso que todos os seres de uma forma ou de outra têm acumulado em seu sistema luz vermelha na sua mais baixa manifestação, são extremamente ativos e ásperos.
A cor laranja pura produz uma individualização nobre das pessoas, elevar seu espírito e um impulso pela manifestação. A cor laranja impura alimenta a vaidade, complacência e egoísmo.
O amarelo puro traz equilíbrio interno dos pensamentos e emoções. Produz paz, silêncio e calma. Contribui para o desenvolvimento da inteligência e da capacidade mental. Se o amarelo é assimilado num estado impuro produz condições pecaminosas. O equilíbrio mental é perturbado. As emoções pessoais crescem mais intensamente (por exemplo, orgulho).
O verde traz crescimento, desenvolvimento, abundância, prosperidade, calma, esperança, paz e fertilidade. Mas se é assimilado num estado impuro e influencia as outras cores causa má influência sobre o homem, ele desperta avareza, a pessoa cobiça a propriedade e a facilidade material.
O azul brilhante nas suas vibrações elevadas traz elevação espiritual e aprofundamento nas emoções. Desperta as mais elevadas emoções, eleva o idealismo e a fé.
O azul escuro na sua pura realização produz tenacidade, resolução e estabilidade. No seu estado impuro traz inconsciência.
A cor púrpura traz força, simpatia, boa conduta, respeito, generosidade, magnanimidade, caridade e poder. No seu estado impuro leva a covardia.
A cor lilás traz salvação, simpatia, perfeição, santidade, adoração, humildade e reclusão. A cor de diamante produz eficácia, pureza e perfeição.
O branco traz pureza e sinceridade. Com sua ajuda a pessoa mostra sua vontade de servir a Deus sem nenhuma regra nem métodos.
Para ser capaz de usar melhor as cores em nossa atividade espiritual, precisamos saber que cada uma corresponde a um determinado dia, a um planeta, a uma hora, a uma nota, a um número.

Cor Dia Planeta Nota Número
Vermelho Terça-feira Marte C 9
Laranja Domingo Sol D 1
Amarelo Quarta-feira Mercúrio E 5
Verde Segunda-feira Lua F 2
Brilho Sexta-feira Vênus G 6
Azul-escuro Quinta-feira Júpiter A 3
Púrpura Sábado Saturno B 7


As horas dos planetas são determinadas da seguinte forma:
Cada dia está sob a influência de um planeta. A primeira hora do dia começa com o nascer do Sol e pertence a este planeta que governa durante o dia correspondente. Por exemplo, se é domingo e o Sol nasce às 6 horas e o dia dura 12 horas, o período de 6 às 7 vai estar sob a influência do Sol;
7 às 8 horas vai estar sob a influência de Vênus;
8 às 9 – Mercúrio;
9 às 10 – Lua;
10 às 11 –Saturno;
11 às 12 – Júpiter;
12 às 13 – Marte;
13 às 14 – sob a influência do Sol novamente e assim por diante.

Ordem dos planetas
Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio ,Lua .
As horas planetárias não são como as horas comuns, elas dependem da duração do dia. O dia começa com a alvorada e continua até a aurora. Este tempo é dividido em 12 partes iguais, cada parte representando uma hora planetária.



II. Tratamento com cores
Cada problema pode ser tratado com luz – vermelho, verde, azul, amarelo, laranja, púrpura – a luz é escolhida de acordo com o problema.

Pegue um prisma, ponha em lugar bem iluminado pelo Sol para que quando você estiver a uma distância de 3-4 metros dele, o arco-iris formado pelos raios solares passando através dele alcancem seus olhos. Então se concentre na cor desejada.

Aqui estão alguns problemas e a cor com a qual são tratados:
Anemia – vermelho
Indigestão – verde
Sistema nervoso disordenado – azul-claro
Neurastenia, hiperestesia – encharque com raios de luz azul a cabeça da pessoa, o peito e o estômago cada manhã
Para ajudar no desenvolvimento mental – amarelo
Para ajudar no crescimento – verde
Contra o medo – laranja
Para manter a calma – azul
Contra o desânimo – amarelo
Para fortalecer a fé – azul
Para adquirir força – púrpura
Contra indisposição – rosa



III. Exercícios com as cores

1. Para ser saudável todo dia depois do Sol nascer se encharque com a cor que corresponde ao dia e à hora.
2. Faça um exercício com inspirações e inspirações durante cada tentativa de assimilar mentalmente a cor branca. Deve cair sobre você como um chuveiro. A inspiração precisa ser rítmica e acompanhada por movimentos do braço direito.
Conte até 4. Levante o braço direito e comece o exercício. Durante a primeira contagem puxe o ar e abaixo o braço de A para B. Durante a segunda contagem solte o ar mova seu braço de B para C. Durante a terceira contagem puxe o ar e mova seu braço para a direita de C para D. Durante a quarta contagem solte o ar e levante seu braço de D para A. Estes movimentos traçam a forma do pé humano.


3. Duas pessoas devem pegar dois prismas de vidro e a uma certa hora do dia cada um vai colocar o prisma em casa em tal posição que possa obter o espéctro solar. Então deve se lembrar bem das cores obtidas, da intensidade delas e da largura do seu campo. Quando tiver lembrado bem delas, uma das pessoas deve concentrar seu pensamento fortemente em uma das cores. A outra pessoa tem que fazer a mesma coisa. Depois de um momento de observação cada pessoa determina se houve uma certa mudança com algum dos espéctros de cor. Se ambos tiverem subtileza de observação irão perceber alguma mudança no espéctro, na cor que concentraram seus pensamentos. Quanto mais forte for o pensamento, maior vai ser a mudança. Isso mostra que alguma inteligência operou sobre ela. Esta experiência vai mostrar-lhe como a luz se emana pela operação de seres inteligentes.



  • Exercícios para os olhos
  • Causas para as doenças
  • Fortalecimento do sistema nervoso
  • Glândula Pineal
  • As células. Um exercício para se rejuvenescer.
  • O significado do Sol. A cura pelos raios solares.
  • Atividades com as cores